top of page
TXF_2896.jpg

CROCHÊ

O Instituto Proeza oferta curso gratuito de crochê e manualidades desde 2018.

TXF_2252.jpg

Encapando um Prédio

O projeto Tecendo o Amanhã é uma iniciativa social que visa empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade por meio de trabalhos manuais ancestrais, como o crochê e o bordado. 

O projeto ofereceu cursos gratuitos de capacitação para mais de 150 mulheres, que aprenderam as técnicas e os conceitos dessas artes, além de desenvolverem sua criatividade, auto estima e autonomia. As mulheres participantes do projeto também tiveram a oportunidade de gerar renda pois todos os trabalhos realizados no Instituto foram remunerados.

Uma das ações mais marcantes do projeto foi a intervenção artística realizada na sede do Instituto Proeza, que foi todo encapado de crochê. A obra coletiva contou com a participação de todas as mulheres do projeto, que trabalharam durante 3 anos para cobrir todas as salas e a fachada do prédio.

O projeto possibilitou uma forma de tecer não apenas peças de crochê, mas também sonhos, afetos e possibilidades para um futuro melhor.

WhatsApp Image 2024-01-19 at 09.43.45 (5).jpeg

Crochê pelo Mundo

Com o projeto Tecendo o Amanhã, conseguimos uma parceira com a empresa FARM RIO, que deu a oportunidade das nossas crocheteiras mostrar sua arte Brasil a fora.
Elas crochetaram 8 vitrines ficaram expostas na maior loja de departamento de Milão na Itália, o Rinascente. 
Em Junho de 2023, fizemos novamente uma parceira para levar não só o crochê, mas também 4 crocheteiras do projeto para montar vitrines em Paris, na França.
Em Agosto, finalizamos mais 3 super vitrines que foram expostas na Liberty London, Inglaterra.

Continuando o êxito, em 2023 conquistamos outros parceiros, entre eles a Embratur que possibilitou com que os trabalhos das artesãs chegassem à Nova York, Miami, Los Angeles, Roma e Londres. 

Celebramos nossa parceria novamente com a Fundação Banco do Brasil com projeto onde as artesãs do Proeza ensinaram crochê para seus funcionários, as artesãs também crochetaram um painel que ficou exposto na sede da FBB. 

bottom of page